Skip Ribbon Commands Skip to main content
​​
The Opus
Your primary source for Marantz news and more.
​​​

Confie nos Números para Escolher o seu Próximo Recetor AV

Confie nos Números para Escolher o seu Próximo Recetor AV

Se está à procura de comprar um recetor AV e não tem muita experiência a ler especificações técnicas, pode dar por si a consultar uma folha de especificações com número que podem parecer confusos. Para compradores que não possuem já um conhecimento sólido em tecnologia de áudio em casa, a leitura destas especificações com fim a encontrar o componente certo pode ser um desafio. Com algumas direções, escolher um recetor de cinema em casa pode ser um processo simples. Aqui ficam algumas das perguntas a colocar quando estiver à procura de adquirir um recetor.

Tem canais de áudio suficientes para uma experiência imersiva?

Os canais de áudio enviam som dos recetores para as suas colunas, por isso este número é um dos mais importantes a ter em conta. Os sistemas de som surround começam habitualmente nos seis canais, o que significa que pode ter uma configuração de colunas 5.1 que é constituída por coluna central, coluna para o canal esquerdo e outra para o direito, duas colunas surround e um subwoofer.

Canais adicionais permitem mais ligações de coluna, o que resulta num som mais detalhado e poderoso com melhor dispersão pela sua área de visualização. Se o seu recetor suportar formatos de áudio 3D baseados em objetos como Dolby Atmos ou DTS X, poderá desfrutar de um nível avançado de detalhe e precisão, com um arranjo que inclui colunas overhead.

Uma configuração de colunas e subwoofer a três dimensões é uma série de três números: colunas no plano horizontal (canal central, surrounds, colunas esquerda e direita), subwoofers e colunas de canal em altura. O Dolby Atmos é possível em arranjos 5.1.2, 7.1.2, 5.1.4, 7.1.4 e 9.1.4. Se quiser ouvir filmes e TV com o detalhe do áudio 3D, opte por um recetor que suporte, no mínimo, uma configuração 5.1.2. Se no futuro desejar acrescentar mais clareza e dimensão, com mais canais em altura ou subwoofers, escolha um AVR com mais algumas ligações de áudio para suportar a construção futura do seu sistema cinema em casa.

Posso ligar todos os componentes?

Porque o recetor AV é o centro do seu cinema em casa, ele deve incluir entradas suficientes para suportar todos os seus componentes e reprodutores de conteúdos multimédia. Para a melhor imagem e qualidade de som, as mais recentes ligações HDMI são profundamente importantes. As entradas HDMI com High-bandwidth Digital Content Protection (HDCP) suportam vídeo de ultra alta resolução e os codecs áudio mais recentes. Sem estas entradas e proteção contra cópia digital, pode acabar por comprar um AVR que não oferece a qualidade de imagem prometida pelo seu televisor. Talvez consiga até estabelecer uma configuração de colunas Atmos, mas ser incapaz de transferir aquele codec áudio do seu AVR para as suas colunas. Noutras palavras, pode ser uma enorme perda de tempo e dinheiro.

Quantas mais ligações HDMI tiver disponíveis, melhor equipado estará para acrescentar mais ao sistema no futuro. Verifique também a conectividade sem fios – ela será útil caso planeie instalar áudio multi-room ou fazer stream de música.

O recetor tem potência suficiente?

A classificação de potência de um recetor é um dos indicadores cruciais de desempenho, mas também pode ser uma fonte de confusão. Os fabricantes podem testar a potência de formas diferentes. De uma maneira geral, quantos mais watts passarem por cada canal mais nítido será o som. Uma das principais vantagens de uma classificação superior é permitir maior reserva de potência, o que significa que não irá perder detalhes para a distorção nas alturas em que uma banda sonora se torna particularmente barulhenta e complexa.

Se fizer as contas, irá descobrir que a solução é um recetor topo de gama como o Marantz SR8012. Este recetor de 11.2 canais foi desenvolvido para oferecer som e vídeo de primeira linha durante vários anos, incluindo suporte para áudio 3D, imagens em ultra alta resolução e conectividade sem fios. Com 205 watts de potência por canal e oito entradas HDMI, os entusiastas do cinema em casa podem tirar o maior partido da sua configuração de colunas, conseguindo um elevado desempenho e excecional clareza.

Para encontrar o melhor recetor AV para si, consulte as especificações de toda a gama de AVRs da Marantz.