Skip Ribbon Commands Skip to main content
​​
The Opus
Your primary source for Marantz news and more.
​​​

Como um Conversor de Analógico para Digital Tem Impacto no Desempenho do Seu Sistema de Som

Como um Conversor de Analógico para Digital Tem Impacto no Desempenho do Seu Sistema de Som

Os formatos de música digital estão em todo o lado — até o defensor mais acérrimo do vinil pode admitir que há um apelo considerável em guardar todo o seu catálogo musical na palma da mão ou alojado num servidor.

Porém, sem um conversor de digital para analógico (DAC) de alta qualidade, os aficionados da música vão notar um desfasamento considerável na fidelidade do áudio enquanto ouvem as suas faixas, álbuns e artistas favoritos. E se leva a música a sério, preservar uma qualidade imaculada não é negociável.

Como funciona a tecnologia DAC

Em termos simples, o hardware DAC converte dados digitais em som que pode ser ouvido e apreciado. Quando se observam os componentes básicos de um ficheiro digital ou de streaming de música, encontramos uma série de código binário. Um DAC transforma os dados num sinal analógico, o qual depois é enviado através de um amplificador e finalmente transmitido através dos auscultadores do ouvinte, ou das colunas.
Exceto os discos de vinil, quase todos os formatos de música usados atualmente dependem deste processo para criar som: serviços de streaming, ficheiros de música digital, disco compacto (CD), etc.

Nem todo o equipamento DAC é feito do mesmo modo — ou destinado a ser, na verdade. Por exemplo, o DAC no seu smartphone não precisa de converter fluxos de dados com a mesma precisão e qualidade de um componente de alta fidelidade. Ninguém espera que o seu telemóvel reproduza áudio com uma precisão de 100% e som de alta resolução. Se quer a melhor qualidade de som a partir de vários formatos de áudio digitais, precisa de um DAC à altura do desafio de produzir a melhor fidelidade áudio possível.

Escolha a solução DAC ideal para o seu sistema de áudio

Há algumas coisas a lembrar quando considera várias opções de DAC: Primeiro, será que suporta uma ampla variedade de fluxos de bits? Se a sincronização da conversão de bits não tiver uma precisão absoluta, vai experienciar picos, o que se traduz numa má qualidade de som. Em segundo lugar, que nível de experiência foi aplicado na criação do aparelho? Circuitos de qualidade inferior podem gerar ruído indesejável, prejudicando assim a audição.

Existem unidades DAC externas e independentes que funcionam como intermediárias entre a sua fonte de música e auscultadores ou colunas, mas pode esquecer o intermediário usando equipamento áudio com tecnologia DAC de alta qualidade integrada.

O Marantz ND8006, por exemplo, beneficia de uma conversão de alta resolução e é compatível com inúmeros formatos de áudio, incluindo FLAC, WAV e ALAC. A sua construção de alta qualidade tem capacidades avançadas de isolamento de ruído para evitar que o ruído digital tenha um impacto negativo na qualidade global do som. Também vem equipado com um bloco dedicado à amplificação de auscultadores, para que os amantes de música possam sentir toda a imersão dos seus álbuns favoritos.

O melhor equipamento faz o melhor sistema de áudio. Conheça toda a gama de recetores AV da Marantz, sistemas de música sem fios e componentes de Alta Fidelidade para estabelecer as bases da sua configuração.