Skip Ribbon Commands Skip to main content
​​
The Opus
Your primary source for Marantz news and more.
​​​

Consistência É a Chave: Como Cablar o Seu Setup da Melhor Maneira

Consistência É a Chave: Como Cablar o Seu Setup da Melhor Maneira

A importância da qualidade das colunas não pode passar despercebida – mas a configuração e instalação das suas colunas de som surround é igualmente crucial. Sem um sistema de cinema em casa devidamente cablado, o desempenho das colunas é afetado, correndo o risco de lhe escapar a imersão plena nos seus filmes favoritos. Não deixe nada ao acaso – em vez disso, tome todas as devidas precauções de forma a assegurar o som perfeito para o seu entretenimento.

Tenha abertura para fazer evoluir o seu setup
Em muitos casos, a primeira instalação de um sistema cinema em casa torna-se na configuração standard para vários anos, independentemente do número de componentes acrescentados mais tarde. Até o audiófilo mais dedicado pode ter problemas a otimizar o arranjo das suas colunas à primeira tentativa e as fraquezas podem persistir caso não sejam identificadas e prontamente corrigidas.

Fatores à primeira vista triviais têm um efeito profundo na performance geral de um sistema de som, por isso é importante conhecer bem a sua solução cinema em casa. Se ouvir médios confusos ou a distorção ocasional, faça um diagnóstico à sua configuração. Será que as colunas devem estar mais afastadas ou mais próximas uma da outra? Estará o seu subwoofer a ser obstruído por outros objetos na sua trajetória sónica? Investigue e pense de forma crítica sobre onde pode ajustar.

Mantenha consistência na marca
Misturar e combinar sistemas de áudio parece ser apelativo. Pode trocar colunas, amplificadores, recetores e cabos à medida que precisar, selecionando componentes individualmente que vão ao encontro do seu orçamento e requisitos de desempenho. Mas até o hardware compatível pode sofrer de inconsistências quando emparelhado com equipamento de outros fabricantes.

Diferentes marcas de colunas têm diferentes capacidades, afetando o timbre e impedindo que o sistema ofereça um alcance de som pleno. O canal central, colunas frontais à esquerda e à direta devem partilhar o mesmo fabricante para evitar problemas na qualidade do áudio. Estes canais ocupar-se-ão da maioria da carga das frequências médias, o que os torna especialmente suscetíveis a falhas relacionadas com o timbre.

Isto aplica-se também a cabos de coluna e de áudio. Idealmente, os cabos na sua configuração de cinema em casa são todos do mesmo fabricante e possuem o mesmo comprimento e diâmetro para prevenir variações na frequência. De acordo com o Audio Gurus, um cabo de 2,5mm minimiza a resistência de maneira eficiente, enquanto que os cabos mais finos podem impactar negativamente a resposta de frequências, especialmente a longas distâncias.

Espere mais de um recetor AV
Um dos maiores erros que as pessoas cometem quando configuram o seu sistema cinema em casa é ignorar a importância de um recetor AV. Este equipamento deve servir como centro de comando de qualquer sistema, oferecendo todas as entradas necessários para ligar colunas, subwoofers, televisores, leitores multimédia, gira-discos e qualquer outro dispositivo incluído na sua configuração. Os recetores AV fazem muito mais do que simplificar os sistemas de cinema em casa; eles tornam os seus arranjos à prova de futuro, suportando os formatos e tecnologias de áudio e vídeo mais avançados. E não se esqueça: as colunas soam tão bem quanto o recetor permitir.

Seja qual for a sua abordagem para o sistema de cinema em casa, a Marantz oferece o equipamento de áudio de alta qualidade necessário para criar a melhor experiência possível.